19 de outubro de 2010

crise de expressão

Analisar o que se escreve é ridiculamente incômodo, mas inevitável.

Abri a página do blog sem ter nada pra dizer. Mas a verdade é que apenas algumas das coisas que tenho realmente a dizer seria dita de maneira crua, real e completamente honesta. Tenho o costume incômodo e inevitável de ler e reler o que escrevo levando em conta não só a ortografia, a clareza, entre outras coisas, mas também, ainda que de maneira desdenhosa, a pergunta patética de um de meus eus: "O que pensará fulano disso?"

É fato que isso não acontece num número considerável de vezes. É fato também que está ficando muito mais raro eu ter esse tipo de pensamento; ultimamente, tenho respondido ao outro eu: "Não me importa" — tentando ser eu. Pagu diria "ser eu sem muitas lesões", mas eu sempre fui uma admiradora de cicatrizes. Entretanto, a tal pergunta ainda é feita ocasionalmente, e acabo por perguntar de volta: "Por que diabos você quer saber? Essa merda de blog não serve pra isso? Pra você dizer o que quer sem dar a mínima pra nada?"

Talvez. Mas não estou a fim de escrever um enorme texto sobre como a mídia influi na opinião da sociedade e o ser humano em busca de aceitação e massificação e blábláblá. Só vim fazer uma coisa bem piegas, que é dizer o que sinto no momento, e perguntar se alguém que neste blog, qualquer um, tem já pensou ou ainda pensa algo a respeito, porque, como podem ver, estou tendo algumas crises de expressão com diálogos internos do tipo:

"— Escreva isso.
— Mas soa idiota.
— Mas é o que você pensa.
— Mas soa idiota.
— E que importa ser idiota numa frase só? Há tanta gente sendo idiota integralmente.
— Ainda assim, soa idiota".

2 comentários:

  1. Depois da "Autopsicografia" do Pessoa, passei a conceber a escrita como "sinceridade fingida".
    Outra coisa: acredito também que, para o bem ou para o mal (ou para-além deles), o outro sempre nos assola.
    Quando me pergunto que tipo de espelho é a escrita, só consigo pensar em um bem sujo e esfumaçado.
    até mais!

    ResponderExcluir