24 de julho de 2010

The Host Quotes

"Era muito relaxante estar longe da civilização, e isso me incomodava. Eu não deveria pensar na solidão como algo tão bem-vindo. Almas são sociáveis."

"— Seus olhos estão vermelhos — ele murmorou. — Ele foi cruel com você?
— Não — respondi. Afinal de contas, as pessoas não eram intencionalmente cruéis com ratos de laboratório, elas só queriam informações."

"[...]
— Você não se sente assim por mim, sabe? — murmurei. — É esse corpo... Ela é bonita.
Ele assentiu. — É sim, Melanie é uma garota bonita — sua mão se moveu para o lado machucado do meu rosto, acariciando-o com dedos gentis. — Apesar do que eu fiz com o rosto dela.
Normalmente, eu teria negado automaticamente. Eu o teria lembrado de que os ferimentos no meu rosto não eram culpa dele. Mas eu estava tão confusa que minha cabeça girava e eu não era capaz de formar sequer uma frase coerente.
Por que me incomodava o fato de ele achar Melanie bonita?
Boa pergunta. Meus sentimentos também não estavam claros para ela.
Ele afastou meu cabelo da testa.
— Mas, por mais bonita que ela seja, ela é uma estranha pra mim. Não é por ela que eu... Não é com ela que eu me importo.
Isso me fez sentir melhor. O que era ainda mais confuso.
— Ian, você não... Ninguém nos separa da forma que deveria. Nem você, nem Jamie, nem Jeb — a verdade saiu num sopro, mais intensa do que eu pretendia. — Você não poderia se importar comigo. Se você pudesse segurar a mim em suas mãos, a mim, você ficaria enojado. Você me jogaria no chão e pisaria em cima.
Sua testa pálida se franziu e suas sobrancelhas negras uniram-se. — Eu... Não se eu soubesse que era você.
Eu ri sem humor. — Como você saberia? Você não seria capaz de nos diferenciar.
Os cantos de sua boca desceram.
— É só o corpo — repeti.
— Isso não é verdade — ele discordou. — Não é o rosto, mas as expressões nele. Não é a voz, mas o que você diz. Não é como você fica nesse corpo, mas o que faz com ele. Você é linda — ele se moveu para frente enquanto falava, ajoelhando-se da cama onde eu estava e pegando minhas mão entre as suas. — Eu nunca conheci alguém como você.
Eu suspirei. — Ian, e se eu tivesse vindo pra cá no corpo da Magnolia¹?
Ele fez uma careta e sorriu. — É uma boa pergunta... Eu não sei.
— Ou no corpo de Wes²?
— Mas você é fêmea — você é.
— E sempre pedi um hospedeiro equivalente em todos os planetas em que vivi. Me pareceu mais... apropriado. Mas eu poderia ser colocada num corpo masculino e tudo funcionaria tão bem quanto funciona neste aqui.
— Mas você não está num corpo de homem.
— Viu? Essa é a questão. Corpo e alma. No meu caso, duas coisas completamente diferentes.
— Eu não ia querer o corpo sem você.
— Você não ia me querer sem ele."

"Ah, a finalidade da coisa. Sim, eu morreria neste corpo. A morte final.
E eu nunca mais viverei nele outra vez, Melanie suspirou.
Não é como nenhuma de nós planejou o futuro, não é?
Não. Nenhuma de nós planejou não ter futuro."

"— Você não acha então que deveria aproveitar ao máximo o tempo que tem: que deveria viver enquanto está viva?"

"— Onde ela está?
— Ela quer ficar só. Deixe-a.
— Não fique no meu caminho, Howe.
— Você acha que ela quer conforto de você? De um humano?
— Eu não fiz parte disso...
— Não dessa vez. Você é um de nós, Ian. O inimigo dela. Você ouviu o que ela disse lá? Ela gritava 'monstros'. É assim que ela nos vê agora. Ela não quer o seu conforto.
— Me dá a luz.
Eles não falaram outra vez. Um minuto se passou e eu ouvi passos de alguém circulando o cômodo, seguindo pelas paredes. Eventualmente, a luz me iluminou, deixando minhas pálpebras vermelhas de novo.
Me pressionei contra a parede, esperando que ele me tocasse.
Houve um pequeno suspiro, e então o som dele sentando-se sobre a rocha, não tão perto quando eu presumi.
Com um clique, a luz desapareceu.
Eu esperei em silêncio que ele falasse por um bom tempo, mas ele estava tão silencioso quanto eu.
Finalmente, eu parei de esperar e voltei ao meu luto. Ian não me interrompeu. Eu fiquei ali, sentada na escuridão da grande caverna, e lamentei pelas almas perdidas com um humano ao meu lado."

A grosso modo: ¹Magnolia: velha enrugada; ²Wes: menino magrelo.

S. M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário